Seguimos com mais dicas de como curtir sua visita ao Rio de Janeiro para além da nova Cidade do Rock. Hoje, vamos apresentar algumas das atrações turísticas mais visitas da cidade, como o Cristo Redentor, Bondinho do Pão de Açúcar, as famosas praias cariocas ou as deslumbrantes vistas oferecidas pelas trilhas de uma das maiores das maiores florestas urbanas do mundo. #VEMPRORIO!

O Rio de Janeiro tem paisagens inspiradoras que são obrigatórias em qualquer roteiro turístico. Seja no Cristo Redentor de braços abertos, curtindo a vista incrível do bondinho do Pão de Açúcar, na areia branca e no mar agitado das praias ou nas tranquilas aldeias de palmeiras imperiais do Jardim Botânico, a cidade tem atrações para todos os gostos.
 
Começar o dia visitando a estátua mais famosa do Brasil é uma ótima dica. O trajeto pode ser feito de diferentes formas: pelos trilhos do Trem do Corcovado, saindo do bairro do Cosme Velho e cortando a exuberante floresta de Mata Atlântica do Parque Nacional da Tijuca, ou com as vans que percorrem a Estrada das Paineiras, igualmente bela, com saídas dos bairros do Largo do Machado, Copacabana e Barra da Tijuca. Na volta, você pode conhecer o Centro de Visitantes Paineiras, bela edificação de 1884, plenamente reformada para abrigar um espaço de exposições e opções de gastronomia, aos pés do Cristo Redentor.
 
Você também pode começar seu dia fazendo outro passeio imperdível: o bondinho do Pão de Açúcar, na Urca. A construção que desafiou a engenharia há 105 anos, hoje recebe milhares de visitantes ano a ano, em busca de uma das vistas mais interessantes da cidade. Além do passeio dos teleféricos, que ligam a Praia Vermelha aos Morros da Urca e Pão de Açúcar, o bondinho conta com tours especiais que desvendam sua história e seu funcionamento, levando os visitantes ao maquinário. Saindo da Urca, você pode seguir para o Jardim Botânico, o coração verde da zona sul carioca, instalado no bairro homônimo desde 1808, que serve de área de lazer para os cariocas, além de contar com um museu e espaços culturais e um centro de pesquisas.
 
Para relaxar antes dos shows na nova Cidade do Rock e colocar o bronzeado em dia, a cidade conta com mais de 70km de extensão de praias, para todos os gostos. Do agito de Copacabana e Ipanema às praias selvagens, quase intocadas, de Barra de Guaratiba; passando pelo mar bravio da Barra da Tijuca à área dos surfistas que se dividem entre Recreio, Grumari e Prainha, o Rio de Janeiro é a sua praia!
 
Os mais aventureiros também têm fartas opções, já que a cidade conta com dezenas de trilhas por suas florestas, oferecendo como recompensa visuais fora de série. O Morro Dois Irmãos, em São Conrado, é pano de fundo certeiro das fotos tiradas nas praias de Ipanema e Leblon, e para chegar a seu topo procure um dos guias de turismo da comunidade do Vidigal, ponto de partida para a trilha que leva ao cume dos 533 metros do irmão maior. Próximo dali, a Pedra Bonita é ponto de encontro para os amantes da asa delta e do parapente, que partem das duas rampas instaladas a pouco mais de 500m de altura. Para os que preferem manter os pés no chão, vale a pena seguir pela leve trilha que leva ao cume da Pedra Bonita e te deixa cara a cara com a imponente Cabeça do Imperador da Pedra da Gávea. Vale lembrar que, apesar das trilhas serem bem sinalizadas, é sempre importante ter o apoio de guias de turismo nessas incursões, bem como se hidratar e usar calçados adequados para a prática esportiva.
Seja de praia, céu ou ar, #vemprorio!