O Rock in Rio 2017 será realizado no Parque Olímpico, na Av. Embaixador Abelardo Bueno, de 15 a 17 de setembro e de 21 a 24 de setembro. Para atender o evento, será implantado esquema especial de tráfego nos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. Das 11h às 5h, em todos os dias, haverá interdições no entorno do Parque Olímpico, como na Av. Embaixador Abelardo Bueno, Estrada Coronel Pedro Corrêa e Estrada Coronel Pedro Corrêa. A partir das 23h50, os bloqueios se estendem para vias como Av. Abraão Jabour e R. Pedro Calmon. 

A operação de trânsito contará com a participação de 550 homens/dia, entre Guardas Municipais, controladores da CET-Rio e pessoal de apoio, com 40 veículos operacionais e 44 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento. Além disso, os bloqueios contarão com o apoio da Polícia Militar.

Serão ainda utilizados 35 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos, as rotas alternativas e sobre as restrições de estacionamento. Planos semafóricos especiais serão implantados para garantir a fluidez.

Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, quando estão previstas diversas interdições, portanto, não é recomendada a utilização de automóvel particular. A SEOP - Secretaria de Ordem Pública - atuará com 15 reboques baseados em pontos estratégicos, circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. 

Além disso, 14 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo. 

Principais interdições:

Das 11h às 5h todos os dias de evento (15 a 17 e 21 a 24 de setembro)

- Av. Embaixador Abelardo Bueno, da Estrada Arroio Pavuna até a Av. Salvador Allende;

- Est. Coronel Pedro Corrêa, entre retorno da Estação de BRT Pedro Correa e a Av Abelardo Bueno ;

- R Aroazes;

- Avenida Jaime Poggi;

- Rua Francisco de Paula;

- Rua Jorge Faraj;

- Rua Querois Júnior;

- Rua Alfredo Ceschiatti;

- Rua Mário Agostinelli;

- Rua Franz Weissman;

- Rua Amilcar de Castro;

- Rua Escultor Sérgio Camargo;

- R Leonardo Vilas Boas, entre Est. Cel. Pedro Correia e a R Francisco de Paula;

- Av. Salvador Allende, pista lateral sentido Estrada dos Bandeirantes, no trecho entre a agulha da pista lateral para a pista central, 250m antes do IRD.


 Das 23h50 às 05h todos os dias de evento (15 a 17 e 21 a 24 de setembro)

 

- Av. Salvador Allende, sentido Bandeirantes, entre a Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes e a Estrada dos Bandeirantes;

- Av. Salvador Allende, sentido Américas, entre Estrada dos Bandeirantes e Rua Olof Palme;

- Av. Abraão Jabour, entre a Av. Olof Palme e a Av. Salvador Allende;

- R. Pedro Calmon entre a Av. Abraão Jabour e a Av. Salvador Allende;

Deve ser evitada a circulação nas vias no entorno do evento, principalmente Av. Abelardo Bueno, Estrada dos Bandeirantes (entre Vargem Pequena e Curicica) e Salvador Allende. Não haverá local destinado a estacionamento de veículos no entorno do evento.

Para quem mora na Barra, e arredores, temos duas opções: o Transporte Público e o Primeira Classe.

O sistema BRT atende de forma simples e ágil a região. Para garantir o embarque de ida e volta, é necessário adquirir o RioCard antecipadamente e carrega-lo com créditos suficientes para todos os trajetos. Serão criadas duas linhas especiais até o Terminal Olímpico, para chegada e saída do evento: uma partindo do Terminal BRT Jardim Oceânico (90), sem paradas intermediárias, e outra partindo do Terminal Alvorada (92), com uma parada na Estação Via Parque.

As demais linhas e serviços do BRT que atendem a região deverão operar nos horários habituais para garantir o atendimento aos passageiros regulares deste modo de transportes. Estas também poderão ser utilizadas para chegar ao local do evento. São as linhas:

- 41 Madureira X Recreio

- 50 Terminal Olímpico X Jardim Oceânico (Parador),

- 51 Vila Militar X Terminal Recreio (Parador),

- 53 Terminal Sulacap X Jardim Oceânico (Expresso).

Os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica funcionarão 24 horas e estarão disponíveis para uso.

Alterações BRT

Será realizada também uma ampla sinalização nos principais pontos de embarque do sistema BRT, por toda a cidade, para o usuário poder chegar ao Rock in Rio. Deverão ser feitas alterações operacionais no Terminal Jardim Oceânico e no Terminal Alvorada para designar plataformas de embarque exclusivo para as linhas de BRT, criadas especialmente para atender a região.

Por ocasião do evento, e, em razão da grande quantidade de público esperado, deverão ser fechadas duas estações do sistema BRT. A Estação Parque Olímpico, na Av. Embaixador Abelardo Bueno, próximo à Rua Jorge Faraj, será fechada, em todos os dias de evento, das 11h às 05h do dia seguinte. O público deverá se dirigir ao Terminal Olímpico, que funcionará 24 horas. A Estação Rio 2, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, próximo à Rua Bruno Giorgi, será fechada entre os dias 16/09 a 18/09 e entre 22/09 e 25/09, da 0h às 5h. O público deverá se dirigir somente ao Terminal Olímpico e os usuários regulares do sistema deverão se dirigir à estação Pedro Correia.

O Primeira Classe é a melhor opção para te levar com conforto ao Rock in Rio. O trajeto é feito sem paradas, por um ônibus executivo e te deixa numa entrada especial dentro da nova Cidade do Rock. A volta também não poderia ser mais tranquila, saindo de dentro do parque. Para usar o serviço é necessário ter em mãos o cartão de embarque com local de partida e hora de embarque pré estabelecidos. Há dois locais de venda:

- Botafogo Praia Shopping: Praia de Botafogo, 400 – 8° andar. Botafogo/RJ. Horário de funcionamento: Todos os dias, de 10 às 22h.

- Shopping Downtown: Av. das Américas, 500 – bloco 17 – loja 131. Barra da Tijuca/RJ. Horário de funcionamento: Todos os dias, de 11 às 20h.

O ponto de embarque do Primeira Classe da Barra da Tijuca é:

- Barra da Tijuca: Av. das Américas, em frente ao Barra Shopping, no ponto de ônibus existente

Para comprar on line o Primeira Classe acesse https://vendas.unica-facil.com.br/VendaWebRockinRio/

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

• UTILIZAR TRANSPORTE PÚBLICO;

• Com o aumento da demanda na região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá , os espectadores devem chegar cedo ao Rock in Rio, evitando, nos dias úteis, os horários de maior movimentação no BRT na parte da tarde;

• Para sua segurança, os passageiros somente devem somente realizar o embarque/desembarque nos locais devidamente sinalizados e indicados;

• A Prefeitura do Rio recomenda às pessoas que adquiram cartões do Bilhete Único Carioca com a respectiva carga de créditos correspondente ao percurso integral. Para embarque no sistema BRT somente são aceitos os cartões Riocard, VT e Bilhete Único (o cartão exclusivo do Metrô Rio não é aceito nos ônibus e BRT);

• Para sua segurança, utilize os transportes regulamentados pela Prefeitura;

• O sistema BRT e o Metrô funcionarão 24 horas e haverá serviços especiais nos horários de entrada e saída do evento.