O Rock in Rio 2017 será realizado no Parque Olímpico, na Av. Embaixador Abelardo Bueno, de 15 a 17 de setembro e de 21 a 24 de setembro. Para atender o evento, será implantado esquema especial de tráfego nos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. Das 11h às 5h, em todos os dias, haverá interdições no entorno do Parque Olímpico, como na Av. Embaixador Abelardo Bueno, Estrada Coronel Pedro Corrêa e Estrada Coronel Pedro Corrêa. A partir das 23h50, os bloqueios se estendem para vias como Av. Abraão Jabour e R. Pedro Calmon. 

A operação de trânsito contará com a participação de 550 homens/dia, entre Guardas Municipais, controladores da CET-Rio e pessoal de apoio, com 40 veículos operacionais e 44 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento. Além disso, os bloqueios contarão com o apoio da Polícia Militar.

Serão ainda utilizados 35 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos, as rotas alternativas e sobre as restrições de estacionamento. Planos semafóricos especiais serão implantados para garantir a fluidez.

Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, quando estão previstas diversas interdições, portanto, não é recomendada a utilização de automóvel particular. A SEOP - Secretaria de Ordem Pública - atuará com 15 reboques baseados em pontos estratégicos, circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Além disso, 14 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

Para quem vem da Zona Norte, temos duas opções: o Transporte Público e o Primeira Classe.

A integração Metrô/BRT te leva de forma simples e ágil até o Terminal Olímpico, ponto de desembarque muito próximo à nova Cidade do Rock. Para garantir o embarque de ida e volta é necessário adquirir o RioCard antecipadamente e carrega-lo com créditos suficientes para todos os trajetos.

As estações das linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio funcionam normalmente até meia noite, e estarão excepcionalmente abertas de 01:00h às 05:00h para desembarque.

A estação Jardim Oceânico – estação terminal e de integração do Metrô para o BRT - estará aberta 24 horas nos dias de Rock in Rio. 

Serão criadas duas linhas especiais até o Terminal Olímpico, para chegada e saída do evento: uma partindo do Terminal BRT Jardim Oceânico (90), sem paradas intermediárias, e outra partindo do Terminal Alvorada (92), com uma parada na Estação Via Parque. As duas linhas estarão também disponíveis ao término de cada dia de evento para saída da região. Será operada também uma linha especial na saída com destino a Zona Norte, do Rock in Rio até Madureira (93).

Será realizada também uma ampla sinalização nos principais pontos de embarque do sistema BRT, por toda a cidade, para o usuário poder chegar ao Rock in Rio. Deverão ser feitas alterações operacionais no Terminal Jardim Oceânico e no Terminal Alvorada para designar plataformas de embarque exclusivo para as linhas de BRT, criadas especialmente para atender a região.

O Primeira Classe é a melhor opção para te levar com conforto ao Rock in Rio. O trajeto é feito sem paradas, por um ônibus executivo e te deixa numa entrada especial dentro da nova Cidade do Rock. A volta também não poderia ser mais tranquila, saindo de dentro do parque. Para usar o serviço é necessário ter em mãos o cartão de embarque com local de partida e hora de embarque pré estabelecidos. Há dois locais de venda:

- Botafogo Praia Shopping: Praia de Botafogo, 400 – 8° andar. Botafogo/RJ. Horário de funcionamento: Todos os dias, de 10 às 22h.

- Shopping Downtown: Av. das Américas, 500 – bloco 17 – loja 131. Barra da Tijuca/RJ. Horário de funcionamento: Todos os dias, de 11 às 20h. 

Os locais de embarque do Primeira Classe na Zona Norte são:

- Tijuca: Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, 345 (lado oposto do Shopping Tijuca);

- Méier: Rua Dias da Cruz, nas duas baias existentes na Praça Agripino Grieco;

- Norte Shopping: Rua Gandavo, no ponto de ônibus ao lado do Norte Shopping.

- Aeroporto do Galeão, no meio-fio de desembarque do Terminal 2

Para comprar on line o Primeira Classe acesse https://vendas.unica-facil.com.br/VendaWebRockinRio/

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

• UTILIZAR TRANSPORTE PÚBLICO;

• Com o aumento da demanda na região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá , os espectadores devem anteceder a chegada ao Rock in Rio, evitando, nos dias úteis, os horários de maior movimentação no BRT na parte da tarde;

• Para sua segurança, os passageiros somente devem somente realizar o embarque/desembarque nos locais devidamente sinalizados e indicados;

• A Prefeitura do Rio recomenda às pessoas que adquiram cartões do Bilhete Único Carioca com a respectiva carga de créditos correspondente ao percurso integral. Para embarque no sistema BRT somente são aceitos os cartões Riocard, VT e Bilhete Único (o cartão exclusivo do Metrô Rio não é aceito nos ônibus e BRT);

• Para sua segurança, utilize os transportes regulamentados pela Prefeitura;

• O sistema BRT e o Metrô funcionarão 24 horas e haverá serviços especiais nos horários de entrada e saída do evento.