Todos Por Um Mundo Melhor

MAIS QUE UM FESTIVAL DE MÚSICA UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO

Compromisso Rock in Rio

O Rock in Rio, mais que um festival de música, é uma experiência de transformação. Desde sua origem, há 34 anos, o encontro de tantas vozes e tantos sonhos abriu uma janela para um mundo melhor. Poder sonhar juntos e sentir que o mundo é nosso trouxe uma atmosfera de liberdade. Desde então, a janela se abriria ainda mais.

Essa é uma conquista de tod+s nós que, ao longo da nossa história, juntos, entregamos nossos corações ao momento em que uma melodia, uma luz e um sorriso nos lavaram a alma, e disso fizemos nossa força transformadora. Se podemos mudar a nós mesmos, estamos prontos e fortes para mudar o que está a nossa volta. 

Por isso, o Rock in Rio tem enorme responsabilidade. Pensamos qual o impacto das nossas ações e como inspirar milhões de pessoas - público, artistas e patrocinadores - a adotarem atitudes responsáveis.

Com o Amazonia Live, por meio de doações do público e parcerias com entidades de importância mundial, como o projeto paisagens Sustentáveis da Amazônia, iremos restaurar uma área equivalente a 28 mil campos de futebol, dando oportunidade a agricultores familiares e comunidades indígenas de gerarem renda e permanecerem nas suas aldeias de origem. Também a partir de planos de redução de emissão de CO2, de gestão de resíduos, de acessibilidade e mobilidade, construímos um festival que a cada edição aprimora suas ações de sustentabilidade, e assume o dever de encarar eventuais impactos negativos, buscando reduzi-los, compensá-los e minimizá-los.

Graças a esses esforços, o Rock in Rio recebeu em 2013 uma das primeiras certificações do mundo na norma internacional ISO 20121 – SISTEMAS DE GESTÃO DE EVENTOS SUSTENTÁVEIS, no âmbito da gestão sustentável do maior evento de música e entretenimento do mundo.

Ao atrair público de todo o Brasil e de mais 55 países, geramos 20 mil empregos - diretos e indiretos por edição -, fazendo a roda do turismo girar. O impacto econômico no Rio de Janeiro gira em torno de de 1,7 bilhão de reais por edição. 

Mais de 700 mil pessoas passarão pela Cidade do Rock, ao longo do evento, e entrarão em contato com uma diversidade cultural incrível. Da Rock Street Asia, com a cultura oriental, ao Espaço Favela, com toda potência artística e empreendedora das favelas do Rio de Janeiro. Das experiências sensoriais da NAVE que nos remetem para o mundo do futuro aos grandes espetáculos do Palco Mundo. Em tudo há um convite a participar, entender, respeitar e – como aprendemos lá em 85 – estarmos juntos.  

A mobilização e envolvimento impulsionados pelo Rock in Rio transcende nossa capacidade de mensurar resultados. Como inserir o intangível nessa conta? A gente tenta e segue multiplicando alegria, respeito, afeto, cultura, emoção e consciência. Assim podemos sonhar com o futuro, tendo um mundo melhor ao alcance das mãos, agora. Tod+s por um mundo melhor.   

Visão de Gestão de Sustentabilidade

Small ju

A nossa visão é ser mais do que o maior evento de música e entretenimento do mundo, é usar o poder do Rock in Rio para atingirmos o nosso compromisso de apoio à construção de um mundo melhor. Após o lançamento do nosso plano de sustentabilidade em 2010, foi assumido o compromisso de compreender plenamente o nosso impacto e identificar maneiras de minimizar os efeitos negativos e maximizar os legados positivos sociais, ambientais e econômicos do evento. 

A partir da consciência do que o a marca Rock in Rio representa e da transformação cultural que há 34 anos provoca no Brasil e no mundo, o Rock in Rio realiza uma parceria com a ONU, adotando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

O Rock in Rio impacta muito além do mercado da música e do entretenimento, geramos empregos, promovemos cultura, educação e medidas de preservação ambiental. Estar alinhado com os ODS é uma ampliação da nossa constante busca por um mundo melhor. É usar uma plataforma de comunicação gigante para incentivar atitudes, para tocar e transformar pessoas, movendo-lhe do plano das ideias ao plano das ações, todos por um mundo melhor.

Icon

Amazonia Live é um dos projetos sociais do Rock in Rio. Através dele, vamos plantar mais de três milhões de árvores na maior floresta tropical do mundo. Vamos unir milhares de pessoas que acreditam que podemos fazer um mundo melhor em uma plataforma colaborativa e rock ‘n’ roll!

Atitude Rock in Rio

ISO 20121

Small pmm iso
ISO 20121

O Rock in Rio recebeu em 2013 a primeira certificação na América Latina na norma internacional ISO 20121 – SISTEMAS DE GESTÃO DE EVENTOS SUSTENTÁVEIS, no âmbito da gestão sustentável do maior evento de música e entretenimento do mundo. Esta certificação é o reconhecimento ao poder realizador da marca que desenvolve diversas ações no âmbito do seu compromisso com a construção de um mundo melhor, assumindo a responsabilidade dos seus impactos, minimizando os negativos e potenciando os positivos, desenvolvendo ainda ações para a compensação dos impactos negativos sociais, ambientais e econômicos que sejam inevitáveis.

Com a sua expansão, o Rock in Rio é hoje um evento de nível internacional e, como tal, compromete-se a implementar a norma em qualquer país que ocorra com a premissa da melhoria contínua de edição para edição, adotando as práticas mais exigentes.

Se for nosso parceiro (patrocinador, apoio ou fornecedor) e pretende saber qual o seu papel neste compromisso, ou não é nosso parceiro mas quer saber mais sobre a Política de Sustentabilidade ou sobre o Sistema de Gestão de Sustentabilidade de Eventos – SGSE do Rock in Rio, de acordo com a norma ISO 20121:2012, contacte-nos: sustentabilidade@rockinrio.com 

Gestão de Resíduos

Small gestao de residuos
Gestão de Resíduos

Implementado pela primeira vez no Rock in Rio Lisboa-2008, o selo 100R marcou o início do projeto, unindo para sempre a história do evento à do selo, uma iniciativa da Sociedade Ponto Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens de Portugal, que foi lançado no Brasil, no Rock in Rio-2011.

O plano de gestão de resíduos baseia-se nos três pilares da sustentabilidade: Econômico, com reutilização de materiais; Ambiental, com redução da quantidade de resíduos encaminhados para aterro, prevenção da geração de resíduos e produção de composto orgânico para uso em projetos de reflorestamento; e Social, com a doação dos materiais e alimentos excedentes no fim do evento em Portugal e nos EUA. Para atingir a meta de valorizar e reciclar os seus resíduos, o Rock in Rio implementará, em conjunto com seus parceiros, uma série de medidas que vão desde a formação de todos os envolvidos na produção e separação dos resíduos do evento à sensibilização do público, peça fundamental para o sucesso desta grande operação. Para alcançar o objetivo de aumentar a taxa de redução, reutilização, valorização e reciclagem em todas as edições, são tomadas as seguintes medidas:

  • Plano de gestão de resíduos rigoroso para todos os parceiros e organização;
  • Parcerias com entidades de recolha e tratamento de resíduos, públicas e privadas;
  • Acompanhamento dos trabalhos de montagem e desmontagem;
  • Formação e informação aos operadores de lojas, stands e fornecedores;
  • Doação de materiais no fim do evento;
  • Doação de alimentos excedentes a instituições de solidariedade social em Portugal e nos EUA;
  • Ações especiais para o público do Rock in Rio. Com estas ações, já enviamos 1.523 toneladas de resíduos para reciclagem ou valorização, o que corresponde a cerca de 70% dos resíduos produzidos.

Pegada Carbônica

Small pegada carbonica
Pegada Carbônica

Desde 2006, o Rock in Rio calcula a pegada carbônica, associada à realização do festival, na conta do Rock in Rio, auditada por uma consultora independente. Entram desde emissões geradas pela deslocação de bandas, público e mercadorias e a energia gasta na produção do evento até o consumo de energia gasta no tratamento de resíduos gerados durante o festival, incluindo montagem e desmontagem.

Até 2016, 118 mil árvores foram plantadas para compensar as emissões geradas pelo Rock in Rio. Até agora já foram recuperados 43 hectares de floresta que ardeu. Adicionalmente, o Rock in Rio in Rio já financiou projetos de melhoria de condições ambientais de indústrias no Brasil.

Doação de Materiais

Small doacao de materiais
Doação de Materiais

Assumindo o compromisso final de redução da pegada carbônica, o Rock in Rio criou uma base de dados com todos os materiais com maior representatividade dentro da Cidade do Rock, e a colocou à disposição para qualquer entidade que deseje a recolher no fim do evento.

Assim, se se pretende candidatar a recolher de forma gratuita os excedentes, deverá efetuar o registro, indicar os materiais que deseja e, em maio, será contactado pela nossa organização para efetuar a recolha.

Atenção: o estado final dos materiais dependerá sempre da utilização que sofrerem durante o evento.

Lista de materiais disponíveis:

  • Alcatifa
  • Linóleo
  • Grama sintética
  • Tecidos diversos
  • Madeira diversa pintada ou por pintar
  • Lycra de cor branca
  • Lonas

Para requisitar, envie um e-mail para sustentabilidade@rockinrio.com com os seguintes dados:

  • Nome da instituição:
  • Pessoa de contato:
  • Celular:
  • E-mail:
  • Material e quantidade pretendida:
  • Fim a que se destina:

Receberá um e-mail de confirmação e, se possível, com a marcação da recolha do mesmo.

Mobilidade e Acessibilidade

Small mobilidade e acessibilidade
Mobilidade

Mais de metade da pegada carbônica do Rock in Rio Lisboa está associada à deslocação do público à Cidade do Rock. Desde 2008 que o Rock in Rio desenvolve campanhas de sensibilização dedicadas à mobilidade do público e estabelece parcerias com empresas de transportes públicos para o alargamento de horários e serviços especiais, a fim de que o público tenha opções de deslocação mais sustentável e mais segura. Em 2012, foi o primeiro evento em Portugal com um bicicletário, para guardar as suas bicicletas e fazer algumas reparações necessárias. Em breve, disponibilizaremos mais informações úteis.

Acessibilidade

O Rock in Rio é um evento inclusivo e acessível. Estabeleceu parcerias com entidades que desenvolvem projetos e que possuem conhecimento técnico nesta área, testando sempre as infraestruturas para um melhor serviço para todos. Em breve, disponibilizaremos mais informações úteis.

Rock in Rio Atitude Sustentável

Small premio rock in rio atitude sustentavel
Rock in Rio Atitude Sustentável

Desde 2008, a organização premia os parceiros que se destacam na sua performance sustentável dentro do Rock in Rio. A edição de 2016 em Lisboa não foi exceção: foram selecionados os parceiros que melhor incorporaram os princípios do nosso Plano de Sustentabilidade e contribuíram para a sustentabilidade do evento, projeto auditado pela PriceWaterCoopers.

Para mais informações, entre em contato por e-mail: sustentabilidade@rockinrio.com.

UM CONVITE PARA MUDAR O MUNDO