concordam que o Rock in Rio é um festival diverso e que representa as pessoas com diferentes características
de 10, foi a nota que recebemos pela diversidade cultural no Rock in Rio
concordam que é acessível para as pessoas com algum tipo de deficiência
acreditam que o Rock in Rio influenciou, de alguma forma, na sua maneira de pensar/agir com relação à diversidade social
dos entrevistados voltariam na próxima edição*
*Fonte: Pesquisa Senac/ IFEC RJ /Rock in Rio 2022, agosto e setembro de 2022
Nosso plano de acessibilidade busca deixar a experiência da pessoa com deficiência (PCD) mais confortável e segura possível, além de atender outros públicos que precisam de atenção especial. Nosso cuidado vai desde o momento da compra do ingresso aos acessos exclusivos aos grandes shows, atrações e experiências no festival.
Os públicos atendidos em acessibilidade no festival incluem pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, síndromes variadas, mobilidade reduzida, comorbidades, gestantes, lactantes, idosos e pessoas com obesidade.
– Público atendido: Verifique se você se enquadra em uma das categorias de público atendido na acessibilidade, como pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, síndromes variadas, mobilidade reduzida, comorbidades, gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com obesidade.
– Laudo/CID: Para comprovar sua deficiência ou condição médica, é necessário apresentar documentação oficial, como a Classificação Internacional de Doenças (CID) ou laudo médico junto ao seu documento oficial com foto. É primordial que esses documentos sejam apresentados no dia do evento.
– Lesões ortopédicas / fraturas: Se você possui lesões ortopédicas ou fraturas recentes, e está temporariamente com mobilidade reduzida, será necessário apresentar seu CID/laudo médico, junto ao seu documento oficial com foto, para poder usufruir de alguns serviços de acessibilidade conforme os regulamentos estabelecidos.
Para utilizar as filas preferenciais no festival, é necessário estar enquadrado no público atendido pela acessibilidade, e estar devidamente empulseirado após o cadastro na Central de Acessibilidade.
A Cidade do Rock oferece um espaço de estacionamento limitado, exclusivo e gratuito para pessoas com deficiência. Ainda não temos detalhes sobre o espaço e regras para utilização. As informações serão divulgadas com a proximidade do festival.
A logística ainda está em fase de definição, e em breve divulgaremos todas as informações atualizadas.
Cada pessoa que se enquadra no público com direito aos serviços e estruturas de Acessibilidade pode estar com um acompanhante. Tanto a pessoa quanto o acompanhante devem, obrigatoriamente, retirar a pulseira na Central de Acessibilidade dentro do evento mediante avaliação e aprovação de laudo.
Para utilizar o Kit Livre durante o festival, é necessário realizar o cadastro e ser empulseirado na Central de Acessibilidade no momento da chegada.
A retirada do equipamento é feita diretamente na Central de Acessibilidade, mediante apresentação da documentação e assinatura do termo de responsabilidade. No local, você também receberá todas as orientações necessárias para o uso adequado do Kit.
O uso do Kit Livre está sujeito à disponibilidade. Recomendamos que chegue cedo para garantir o seu.
Para uma experiência mais ágil e eficiente, realize o pré-cadastro online que será disponibilizado aqui na página próximo ao festival.
Para utilizar uma cadeira de rodas durante o festival, é necessário realizar o cadastro e ser empulseirado na Central de Acessibilidade ao chegar ao evento.
A retirada é feita diretamente na Central de Acessibilidade, mediante apresentação da documentação e assinatura do termo de responsabilidade. No local, você também receberá todas as orientações necessárias para o uso adequado do equipamento.
O empréstimo está sujeito à disponibilidade. Recomendamos que chegue cedo para garantir o seu.
Para uma experiência mais rápida e organizada, realize o pré-cadastro online, que será disponibilizado aqui na página próximo ao festival.
Sinalização e orientação: O espaço conta com sinalizações visuais, mapas táteis e pisos táteis (em áreas de alerta), oferecendo suporte à mobilidade e à orientação do público com deficiência visual.
Empréstimo de cadeira de rodas: Estão disponíveis cadeiras de rodas manuais para empréstimo, mediante assinatura do termo de responsabilidade. A retirada deve ser feita na Central de Acessibilidade, e o serviço está sujeito à disponibilidade.
Empréstimo de Kit Livre: Também está disponível o Kit Livre — um equipamento elétrico que transforma cadeiras de rodas manuais em versões motorizadas, facilitando a locomoção pelo festival. A retirada é feita na Central de Acessibilidade, mediante assinatura do termo de responsabilidade, e está sujeita à disponibilidade. Recomendamos chegar cedo
O festival disponibiliza banheiros adaptados, unissex e exclusivos para o público com deficiência, distribuídos por toda a Cidade do Rock.
Haverá duas cabines PCD totalmente adaptadas em todas as ilhas do evento.
Para utilizar as estruturas de acessibilidade, é necessário estar devidamente empulseirado.
Os palcos Mundo e Sunset, os dois principais do evento, terão plataformas elevadas. Além disso, o palco Favela contará com um espaço dedicado para Pessoas com Deficiência (PCD). Em breve o regulamento das plataformas será disponibilizado, junto com mais informações.
A roda-gigante e a tirolesa do festival são adaptadas para atender ao público com deficiência.
Para utilizar esses brinquedos, é necessário retirar o acesso antecipadamente na Central de Acessibilidade. A disponibilidade é limitada, por isso recomendamos que chegue cedo.
Para nosso público com deficiência visual, o festival oferece os seguintes serviços:
Shows com audiodescrição: Todas as apresentações nos palcos terão audiodescrição disponível nas plataformas de visibilidade.
Cardápios com audiodescrição: Os cardápios do evento estão disponíveis em formato de audiodescrição, facilitando a escolha de alimentos e bebidas.
Mapa tátil: Um mapa tátil estará disponível na Central de Acessibilidade para auxiliar na orientação pela Cidade da Música.
Piso tátil: Pisos táteis de alerta serão instalados em pontos estratégicos do festival, proporcionando uma locomoção segura para pessoas com deficiência visual.
Banheiros PCD: Banheiros adaptados, unissex e exclusivos estarão distribuídos pelo festival para o público com deficiência.
Tradução dos shows em Libras (Língua Brasileira de Sinais), presente nos telões dos palcos Skyline, The One e Quebrada.
Espaço Sinta o Som: Um espaço exclusivo localizado em frente aos palcos Skyline e The One, próximo ao palco e às caixas de som, para que a vibração da música seja sentida e reverbere para todo o corpo. Este espaço tem limite de capacidade e está sujeito à disponibilidade. Para usufruir do serviço, você deve retirar a pulseira específica do espaço Sinta o Som na Central de Acessibilidade.
Intérpretes em Libras: Atendimento geral do público com deficiência auditiva em pontos estratégicos do festival.
Para garantir o conforto e segurança de pessoas com sensibilidade sensorial, o festival terá as seguintes medidas de acessibilidade:
Sala Sensorial: Espaço calmo e controlado, com estímulos sensoriais reduzidos, incluindo iluminação e som ajustados, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro. Esse local permite que pessoas com sensibilidade façam uma pausa dos estímulos do festival e se regularem em casos de crise. Terapeutas ocupacionais estarão presentes durante todo o evento para oferecer suporte.
Kit Sensorial: Empréstimo de kit de regulação sensorial, contendo abafadores sonoros para redução de ruído, óculos escuros, objetos sensoriais e outros itens que auxiliam no controle da sensibilidade. O kit está sujeito à disponibilidade e requer assinatura do termo de responsabilidade. A retirada é feita na Central de Acessibilidade.
Cordão de Girassol Oficial: Distribuição do cordão de girassol, que identifica o público com deficiências ocultas. Dentro da Cidade do Rock, somente o cordão distribuído na Central de Acessibilidade será válido.
Pessoas com lesões ortopédicas ou fraturas recentes que estejam temporariamente com mobilidade reduzida durante os dias do festival possuem direito aos nossos serviços de acessibilidade.
É importante a realização do pré-cadastro online (Mais informações em breve), anexando o CID ou laudo médico oficial, e aguardar a confirmação do festival com a aprovação. para acessar os serviços de acessibilidade. Além do documento de confirmação, é obrigatório portar o CID ou laudo médico oficial em todos os dias do festival.
Caso o prazo do pré-cadastro seja perdido, basta se dirigir à Central de Acessibilidade com um documento oficial e com o CID ou laudo que comprove a condição.
O uso dos serviços de acessibilidade estão sujeitos aos regulamentos do evento e à disponibilidade.
Gestantes têm prioridade em filas garantida por lei. Para receber a pulseira de identificação, é importante a realização do pré-cadastro online (Mais informações em breve). E aguardar a confirmação por parte do evento.
Caso o prazo do pré-cadastro seja perdido, basta se dirigir à Central de Acessibilidade com um documento oficial. Se a gestação não for visível, será necessário apresentar um laudo médico ou ultrassom identificado.
Postos médicos estarão disponíveis em diversos pontos da Cidade do Rock para qualquer necessidade de apoio.
O uso dos serviços de acessibilidade estão sujeitos aos regulamentos do evento e à disponibilidade.
Se você necessita entrar com medicamentos, insulina, agulhas ou alimentação especial por motivos médicos, é necessário seguir os procedimentos abaixo:
No dia do festival, leve seu CID/laudo médico e documento oficial com foto. Ao passar pela revista de segurança, apresente esses documentos para justificar o porte dos itens necessários.
Ao chegar à Cidade do Rock, dirija-se à Central de Acessibilidade. Com o cadastro aprovado, você terá acesso ao suporte necessário — incluindo o uso de geladeira para armazenamento de medicamentos, caso necessário.
Pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária que utilizam muletas ou dispositivos auxiliares de locomoção fazem parte do público atendido pelos serviços de acessibilidade do festival.
Estão disponíveis para empréstimo cadeiras de rodas manuais, scooters e kits Livre, sujeitos à disponibilidade e mediante assinatura de termo de responsabilidade.
O uso dos serviços de acessibilidade estão sujeitos aos regulamentos do evento e à disponibilidade.
No dia do festival, leve seu CID/laudo médico e documento oficial com foto para identificação e empulseiramento na Central de Acessibilidade.
Caso necessário, oferecemos empréstimos de cadeiras de rodas manuais, scooters e kits Livre (cadeiras motorizadas), sujeitos à disponibilidade e mediante assinatura do termo de responsabilidade.
O uso dos serviços de acessibilidade estão sujeitos aos regulamentos do evento e à disponibilidade.
Pessoas em tratamento oncológico, como quimioterapia ou radioterapia, durante os dias do festival, são consideradas público atendido pelos serviços de acessibilidade.
No dia do festival, leve seu CID/laudo médico e documento oficial com foto e apresente-se na Central de Acessibilidade para identificação e empulseiramento.
Caso necessite, oferecemos empréstimos de cadeiras de rodas manuais, sujeitos à disponibilidade e mediante assinatura do termo de responsabilidade.
O uso dos serviços de acessibilidade estão sujeitos aos regulamentos do evento e à disponibilidade.
Este canal de comunicação é destinado exclusivamente a assuntos relacionados à acessibilidade no Rock in Rio.
A classificação etária do festival é 16 (dezesseis) anos. A entrada de menores de 16 anos será permitida apenas se estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis legais (ascendentes ou colaterais até o 4º grau), conforme previsto em lei.
Essa determinação, assim como a própria classificação etária, poderá ser alterada conforme o Alvará expedido pelo Juízo da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.
Em breve, será disponibilizado um site para cadastro. Fique atento ao nosso Instagram oficial. No cadastro, o responsável legal deverá preencher seus próprios dados e os da criança. Caso o menor não possua CPF, será aceito o documento do pai ou da mãe.
Caso você faça parte do público atendido pelos serviços de acessibilidade, mas tenha adquirido um ingresso comum (sem identificação PCD), é importante que realize o pré-cadastro online. O link estará disponível em breve aqui em nossa página e será divulgado nos canais oficiais de comunicação do festival. Após o envio do pré-cadastro, aguarde a confirmação de aprovação por parte do festival.
Ao chegar à Cidade do Rock, dirija-se à Central de Acessibilidade para identificação e empulseiramento. Somente com a pulseira será possível usufruir dos serviços de acessibilidade oferecidos.
Caso perca o prazo do pré- cadastro, dirija-se à Central de Acessibilidade com seu documento oficial com foto e o CID ou laudo médico. A solicitação será avaliada e está sujeita à não aprovação.
O acesso às estruturas e serviços está condicionado às regras do evento e à disponibilidade no dia.
A venda de ingressos para o público PCD ocorre junto com a venda geral, diretamente no site oficial do Rock in Rio. A pessoa com deficiência pode adquirir o ingresso de meia-entrada conforme previsto em lei.
Cada ingresso é individual, o ingresso da pessoa PCD não inclui automaticamente o do acompanhante.
No entanto, pessoas com deficiência que necessitam de acompanhante terão direito à compra de mais um ingresso de meia-entrada no momento da aquisição da meia-entrada PCD, garantindo que ambos possam acessar o festival.
Essa página está em constante atualização. Com a proximidade do festival adicionaremos mais detalhes. Fique de olho!
Um compromisso coletivo na construção de um mundo mais sustentável
CONHEÇA NOSSAS INICIATIVAS