O Amazônia Para Sempre é mais um passo importante na jornada do Rock in Rio e do The Town Por um Mundo Melhor. Dessa vez, juntos, os dois festivais estão colocando os holofotes em um tema relevante da atualidade: a proteção da floresta Amazônica e dos povos que nela habitam. E o momento não poderia ser melhor.
A iniciativa antecede a 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30), promovida pela Organização das Nações Unidas em Belém do Pará, em Novembro de 2025, que vai unir as pessoas em torno de uma agenda global única e reforçar a importância da atuação efetiva nos desafios das mudanças climáticas.
Em setembro do mesmo ano vamos promover um show histórico em um palco flutuante no coração da floresta, com apresentação de uma grande atração internacional e transmissão para o Brasil e cobertura para o mundo, colocando os holofotes do mundo inteiro na Amazônia. A cidade de Belém do Pará também vai receber no mesmo dia um show aberto e gratuito, com artistas regionais e nacionais.
Completando essa jornada que vai muito além da música, um edital de R$2 milhões de reais vai beneficiar iniciativas de Belém do Pará. O foco são projetos que promovam a preservação dos povos originários e da floresta Amazônica, incentivando a sua fixação nos seus territórios tradicionais, trazendo progresso e desenvolvimento para essas comunidades e fortalecendo sua capacidade de cuidar da floresta, contribuindo assim, para a manutenção do clima global. Para ler o regulamento e saber mais detalhes do edital, acesse aqui.
O processo de seleção vai focar em 3 vertentes:
O presente edital visa à seleção de projetos inovadores que promovam a preservação dos povos originários e da Floresta Amazônica, incentivando a sua fixação nos seus territórios tradicionais, trazendo progresso e desenvolvimento para essas comunidades e fortalecendo a sua capacidade de cuidar da floresta, com o objetivo de contribuir para a manutenção do clima global melhorando a sua qualidade de vida.
Para tanto, selecionamos três vertentes, que se complementam e com as quais queremos proporcionar impacto transformador:
Arranjos produtivos que auxiliem na exploração dos recursos naturais de forma sustentável, preferencialmente por meio de soluções baseadas na natureza.
Não é possível, de fato, conviver com a floresta e com os benefícios que ela nos proporciona, sem contar com a ação e a sabedoria dos povos indígenas e tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas. Para isso, são necessários projetos que empoderem essas populações, compartilhem seu conhecimento e garantam seus direitos.
O impulsionamento da qualidade de vida e da conservação da Amazônia depende diretamente do aumento da renda das pessoas que vivem na região. Por isso, ferramentas que possibilitem a inclusão de micronegócios e empreendedores individuais de regiões periféricas têm enorme potencial de transformação, especialmente no setor serviços, incluindo manifestações culturais.
Inscrição: 4 de outubro de 2024 a 31 de outubro de 2024
Submissão de propostas: 11 de outubro de 2024 a 31 de outubro de 2024
Análise e pré-seleção: 1 de novembro de 2024 a 15 de novembro de 2024
Entrevista e avaliação: 18 de novembro de 2024 a 29 de novembro de 2024
Seleção final e divulgação: 2 de dezembro de 2024 a 4 de dezembro de 2024
Formalização do acordo: 4 de dezembro de 2024 a 11 de dezembro de 2024
4 a 11 de dezembro de 2024
Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas através do e-mail
amazoniaparasempre@rockinrio.com
Um compromisso coletivo na construção de um mundo mais sustentável