PUBLICADO EM: 22/09/2014

3 Vezes Rock in Rio – Brasil, Portugal e Espanha

Capa

Em maio de 2015, o Rock in Rio chega aos EUA. O gigante que nasceu no Brasil sempre teve um espírito global. Não à toa, pelos seus palcos já passaram artistas de várias partes do planeta como contamos aqui.  Nesses quase 30 anos de história, foram 3 as grandes cidades que viraram capital da música com suas edições do Rock in Rio.


Rio de Janeiro/Brasil

Foi em 1985 que tudo começou. O Rio de Janeiro viu nascer um improvável festival gigante de música.  Foram 10 dias de shows com grandes nomes da música mundial. Entre os vários episódios históricos que marcaram a primeira edição um arrepiou até quem estava no palco. O coro para “Love of my Life” levou o Queen a dizer que esse foi um dos melhores momentos de sua carreira. Em 1991, o festival trouxe o Guns N’ Roses pela primeira vez ao Brasil. O intervalo de dez anos para o terceiro Rock in Rio deixou o público cheio de expectativas. 2001 então marcou mais uma edição histórica com artistas como Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters e Neil Young. Em 2011 o festival retornou a sua cidade berço para shows inesquecíveis de Stevie Wonder, Coldplay, Metallica e um monte de gente boa. A edição de 2013 viu quase 3 horas de um super show de Bruce Springsteen. Isso sem falar em Beyoncé, Justin Timberlake, Muse, Bon Jovi… Ufa! Essa história está sendo mesmo sensacional.  Ano que vem uma edição especial marca o aniversário de 3 décadas do festival. Vem coisa muito boa por aí.

Lisboa/Portugal
Em 2004, o festival que já tinha marcado seu lugar na história da música no Brasil levantou voo.  A Europa foi seu destino e Lisboa a primeira parada.  E o Rock in Rio desembarcou em Portugal para ficar. Já são 10 anos por lá e vem mais por aí.  A edição de estreia começou com um peso pesado da música. Nada menos que Paul McCartney abriu o Rock in Rio Lisboa 2004. Em 2006, teve Roger Waters, Sting, Jamiroquai e muito mais. Continuando com a tradição de acontecer de 2 em 2 anos o festival voltou a rolar em 2008. O line-up contou com nomes como Alanis Morissette, Lenny Kravitz, Joss Stone e Rod Stewart. Foi também em 2008 que surgiu o Palco Sunset. O espaço para encontros inusitados e experiências musicais deu tão certo que passou a fazer parte do Rock in Rio em outras edições.  Em 2010, o line-up teve John Mayer, Elton John, Rammstein e outros grandes nomes.  Depois de outra edição de sucesso em 2012, com gente como Smashing Pumpkins e Linkin Park, o festival celebrou uma década em Portugal com uma edição histórica. O Rock in Rio Lisboa 2014 viu um show apoteótico dos Rolling Stones. Como se não bastasse a banda que é um símbolo do Rock and Roll contou com uma participação especial de surpresa de Bruce Springsteen.

Madri/Espanha
A segunda parada do Rock in Rio na Europa foi Madri.  O festival chegou lá em 2008. Logo na primeira edição espanhola já teve, entre outros, Amy Winehouse, The Police e Bob Dylan. Bon Jovi, Rihanna e Rage Against The Machine estavam entre as atrações da edição de 2010. Entrando no espírito festivo da capital espanhola o Rock in Rio Madri 2012 contou com a presença de alguns dos principais DJs do mundo. Passaram por lá nomes como David Guetta, Carl Cox e Erick Morillo. Assim como nas edições portuguesas o festival na Espanha também abriu espaço para artistas locais. O Rock in Rio está sempre ligado na música dos países que o recebem.

Depois de tudo isso, já imaginou como vai ser edição do Rock in Rio na terra do Tio Sam? Escreva com a gente esse capítulo: garanta seu ingresso na pré-venda do dia 26 de setembro.

OUTRAS NOVIDADES