Basta uma rápida passada pelos line-ups de todas as edições do Rock in Rio para ver que a história do Rock está bem representada na história do festival. Ícones do gênero que surgiram em várias décadas já subiram aos palcos da Cidade do Rock e tanto marcaram a trajetória do Rock in Rio como foram marcados por ela. O festival continua na estrada e com ele, é claro, a história da música continua sendo contada. Se liga em alguns exemplos dessa linha do tempo:
Anos 60
Obviamente uma das décadas mais criativas da história da música está representada no Rock in Rio. Muito bem representada, diga-se de passagem. Paul McCartney abriu o primeiro Rock in Rio Lisboa (2004) com sua já conhecida celebração roqueira. Esse ano (2014], quando o festival completou 10 anos em Portugal, outro grande símbolo do Rock surgido nos anos 60 marcou presença. Os Rolling Stones fizeram um show histórico com a participação especial de Bruce Springsteen.
Anos 70
A década das experiências no Rock disse presente com vários nomes no festival. Entre eles a gente pode citar o Queen. A banda que lançou seu primeiro disco em 1972 e que em 1975 já deu a luz ao clássico “A Night At The Opera” se apresentou no primeiro Rock in Rio (1985). Os caras chegaram a dizer que a participação no festival ficou entre os melhores momentos da carreira do Queen. Entre outros vale lembrar que Roger Waters, que marcou o Rock da década de 70 sendo membro do Pink Floyd, tocou no Rock in Rio Lisboa 2006. E Neil Young que fez uma apresentação apoteótica na edição do festival no Rio de Janeiro em 2001. Ele ainda voltou na edição espanhola do evento em 2008.
Anos 80
A segunda metade da década de 80 foi testemunha do nascimento de uma banda que conquistou o mundo nos anos seguintes. Claro que o Guns N’ Roses marcou presença no Rock in Rio. Foram 4 vezes, até agora: 1991, 2001, 2006 (Lisboa) e 2011. Eles começaram no fim dos anos 70, mas foi na década seguinte que viraram grandes no mundo do Rock. O The Police fez bonito no Rock in Rio Madri 2008. E Sting, o vocalista do trio, ainda se apresentou nas edições de 2001 (Rio de Janeiro], 2004 (Lisboa) e 2006 (Lisboa). O R.E.M., outro importante representante do som dos anos 80, também se apresentou no Rock in Rio. O show dos caras foi na edição de 2001. Responsáveis por uma série de clássicos álbuns de Metal nos anos 80, o Iron Maiden tocou nas edições de 1985, 2001 e 2013.
Anos 90
Ok, nos anos 80 eles até já tinham dado as caras, mas foi no início dos anos 90 que o Red Hot Chili Peppers virou uma mania musical. A banda, que tem a cara das misturas sonoras da década, tocou nas edições de 2001 (Rio de Janeiro], 2006 (Lisboa], 2011 (Rio de Janeiro) e 2012 (Madri). Se alguém for contar a história do Rock dos anos 90 certamente vai ter que falar do Oasis. Pois os ingleses não ficaram de fora do Rock in Rio. Eles se apresentaram na edição de 2001 do festival.
Anos 00
O Rock continua firme e forte e o Rock in Rio sabe disso. Prova disso é que o line up de várias edições do festival possui exemplos da vitalidade do gênero. A gente respeita o passado, mas nunca deixa de olhar para o presente e para o futuro. Foram incríveis os shows de Coldplay, Linkin Park, Arcade Fire, Franz Ferdinand, System of a Down, Slipkot… São muitas as bandas que estão escrevendo a história que será contada daqui a alguns anos.
E em 2015 dois novos capítulos entrarão pra essa história, em maio em Las Vegas e em setembro no Rio de Janeiro. Afinal, nunca vai faltar por aqui.