Há um mês o Rio de Janeiro começou a se preparar para a chegada do maior festival de música do mundo: três guitarras gigantes foram montadas em pontos estratégicos da cidade, e já são consideradas mais um atrativo turístico. As guitarras, de 7m de altura, fazem parte do festival desde 2004, quando enfeitaram Lisboa meses antes da primeira edição do festival na Europa.
Em Lisboa e Madrid, as guitarras chamaram atenção pelo vermelho, cor presente nas bandeiras dos dois países. Para decorar a Cidade Maravilhosa elas foram pintadas, ainda em Portugal, das cores da bandeira brasileira.
A montagem das guitarras no Rio foi marcada por uma madrugada de forte chuva. Sete engenheiros montaram as guitarras em três pontos diferentes da cidade – Copacabana, Barra e Gávea – entre 22h e 7h30.
Desencontros na tradução
Para garantir o acabamento das gigantes guitarras no Rio, a produção do Rock in Rio em Portugal recomendou que fossem adquiridas grandes quantidades de acetona. Depois de alguns dias buscando fornecedores de acetona, a produção do evento no Brasil descobriu que o que os lusitanos queriam dizer com acetona era na verdade solvente para tinta.
Recentemente uma corda de uma das guitarras “desafinou”. E como um bom músico que cuida de seus instrumentos, os engenheiros da produção do Rock in Rio já providenciaram o reparo.