Nesses quase 30 anos de Rock in Rio, já se ouviu um número incontável de sucessos, canções inéditas, improvisos, covers, versões e citações na Cidade do Rock. Ou seja, uma espécie de paraíso musical sobre a terra. Entre tantas melodias e letras, algumas acabaram virando hinos não oficias do evento. Às vezes porque foram trilhas de momentos históricos, outras porque foram o ponto máximo de shows inesquecíveis, algumas ainda porque juntaram tudo isso em minutos arrepiantes. Certamente as cinco que listamos aqui fazem parte desse grupo.
“Love of my Life” – Queen (1985)
Cena: Freddie Mercury para de cantar a bonita balada no meio e passa a reger um coro inacreditável de milhares e milhares de pessoas. Aquela foi, provavelmente, uma das maiores orquestras de vozes da história do Rock. A banda chegou a citar aquele momento como um dos mais emocionantes de sua carreira.
“Paradise City” – Guns N’ Roses (1991)
A segunda edição do Rock in Rio rolou no Maracanã, naquela época o maior estádio de futebol do mundo. Foi ali, no templo do esporte, que o Guns N’ Roses fez seu primeiro show no Brasil. A apresentação contou com muitos grandes momentos, mas foi no bis, na hora que tocaram “Paradise City” que a estrutura do Maracanã tremeu com a grande torcida do Rock and Roll.
“Like Hurricane” – Neil Young (2001)
O show de Neil Young na terceira edição do Rock in Rio está entre os momentos mais icônicos do festival. As quase 2 horas da apresentação matadora do ídolo do Rock mundial que tanto já influenciou artistas por aí, marcaram a história do Rock in Rio. O clássico “Like Hurricane” ganhou uma versão de dezesseis minutos. Com a mão sangrando e com quase todas as cordas de sua guitarra arrebentadas Young deixou o público de boca aberta.
“Superstition” – Steve Wonder (2011)
Quase no fim de um show cheio de sucessos e até uma versão de “Garota de Ipanema” (clássico da música brasileira), Stevie mandou um de seus maiores clássicos. E “Superstition” foi cantada na companhia mais do que especial de Janelle Monáe. Com a cantora que havia se apresentado no mesmo palco no início daquela mesma noite o mestre da Soul Music encheu a Cidade do Rock de groove.
“Dancing in the Dark” – Bruce Springsteen (2013)
Bruce em 2013, outro grande show da história do Rock in Rio. A maratona roqueira de quase 3 horas do cara foi sensacional. Entre hits, clássicos e até uma versão de “Sociedade Alternativa” de Raul Seixas (ídolo do Rock Brasileiro) The Boss mandou “Dancing in the Dark. A faixa do álbum “Born in The USA” ganhou um “reforço” no palco: 5 fãs praticamente incrédulos com aquele momento.