PUBLICADO EM: 09/10/2020

Rock in Rio, Natura e Heineken reciclam copos de plástico da cerveja consumidos em 2019.

Capa

Durante o Rock in Rio 2019, uma parceria inédita se consolidou entre o festival e as marcas Natura e Heineken. Com a intenção de promover uma transformação focada na sustentabilidade, foi criada uma ação para converter copos plásticos da cerveja Heineken em tampas do desodorante Natura Humor. E como isso aconteceu?

Nada menos do que dez toneladas de copos plásticos da cerveja utilizados durante o Rock in Rio 2019 foram separados e enviados para reciclagem. Esse material foi convertido em resina reciclada, que posteriormente gerou 670 mil tampas do desodorante Natura Humor. Devido à ação, 15 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera. Mais uma vez, a união mostrou a sua força para uma real transformação. #PorUmMundoMelhor, #PorUmMundoMaisBonito.

E você sabia que o Rock in Rio foi o primeiro evento do mundo a receber o selo 100R? Ele garante que a organização do evento sempre dará o destino mais adequado aos resíduos.

O compromisso com a gestão de resíduos mantém-se como uma bandeira do Rock in Rio. Com isso, a taxa de reciclagem média, a cada edição no Brasil, é de 80%. Em Portugal, o evento constitui-se como “lixo zero”, ou seja, 100% dos resíduos gerados no Rock in Rio Lisboa são reciclados ou transformados, seja organicamente, seja como fonte de produção de energia.

Em 20 edições, o Rock in Rio já enviou para reciclagem mais de 2 mil toneladas de resíduos das mais variadas espécies, desde vidro, plástico e até óleo de cozinha. Evitamos a contaminação de 230 milhões de litros de água ao longo dessas edições, só com a separação do óleo. Além disso, com a reciclagem do papel e do plástico, evitamos ainda o abate de 212 hectares de floresta e de 10.620 árvores. Poupamos 52 milhões de litros de água na produção de novos materiais. Evitamos a emissão de 2.192 toneladas de CO2 na atmosfera, o que equivale a mais de 400 voltas de um veículo à gasolina na Terra. Poupamos energia equivalente à alimentação de 16 mil casas durante seis meses. Evitamos o consumo de 68 toneladas de petróleo. É até difícil acreditar que o lixo possa render tanta transformação.

E você, como tem cuidado do seu lixo?

OUTRAS NOVIDADES